Voltar ao Topo

Instituto Piaget | Newsletter | Facebook
 

Informática de Gestão


Os cursos de graduação da UniPiaget são monoetápicos e conferem o grau de licenciatura. São 26 os cursos já homologados pelo Ministério da Educação e Ensino Superior, estando 16 em funcionamento.
Início » UCETE » IGE

Ver Plano
Prima Esc para fechar

Enquadramento

Actualmente acontece uma transformação fundamental como aquela da Revolução Industrial que transformara por completa a sociedade no início do século XIX. Perspectiva-se nesse processo, uma mudança que já se faz sentir em todos os aspectos da nossa vida, desde de práticas económicas e do comércio, da educação, saúde, até ao entretenimento passando assim pelos principais aspectos das sociedades modernas. Sendo a Informática, enquanto ciência, o motor desta transformação como será possível países como o nosso, de limitados recursos, acompanhar esta transformação e usar os seus benefícios como impulsionador do desenvolvimento de outras áreas? Como responder às necessidades das empresas e organizações em função deste novo conceito de sociedade? Como acompanhar a evolução nesse domínio quando se fala cada vez mais na nossa inserção na economia mundial? Sem dúvida nenhuma começando por formar pessoas capazes de levarem para o terreno tradicional das Tecnologias de Informação (TIs) – as grandes e médias organizações – a inovação e competência técnica no domínio das TIs. É necessário fazer o mesmo que muitos países já fizeram antes : Formar pessoas qualificadas na área de Informática com capacidades de aplicar á gestão das organizações, os conhecimentos obtidos a partir das Tecnologias de Informação e Comunicação; Ter quadros com formação nas mais avançadas Tecnologias mas não só. É necessário também que eles tenham conhecimentos sobre a realidade organizacional das nossas Empresas, da nossa Administração Pública, que sejam capazes de adequar os recursos de informação aos objectivos estratégicos da sua organização. É da necessidade de haver pessoas que conheçam e compreendam intimamente o funcionamento de uma organização, combinando com uma sólida formação em Informática, que é criado o Curso Informática de Gestão. Este curso também é um desafio ambicioso da Universidade na preparação de quadros úteis e imprescindíveis para a expansão da economia cabo-verdiana.

Saídas Profissionais

Bacharéis e licenciados com uma sólida formação nos vários domínios da informática integrada com uma visão ampla e profunda dos principais aspectos de gestão de organizações. o curso de informática de gestão pretende abrir excelentes oportunidades de carreira nas seguintes áreas: especialista em desenvolvimento baseado nos diversos paradigmas de programação (aplicações para ambiente web, programação visual orientada a objectos), analista de sistemas transaccionais, de suporte à decisão, especialista no levantamento e redefinição de processos organizacionais a serem informatizados, operação e manutenção de sistemas informáticos de suporte à gestão. como consequência de experiência prática adquirida os licenciados em informática de gestão poderão, como percurso da sua carreira, assumir funções superiores especializadas, de direcção departamental, de área de negócio ou de gestão de topo. assim, abrem-se boas oportunidades de empregabilidade nas mais diversas áreas e sectores: • sectores chave da administração pública • banca • empresas de serviços especializados • educação, na perspectiva das tecnologias educativas e ensino em-linha com a franca expansão das tis em cabo verde, e com a maior abertura da nossa economia apresentam-se também excelentes oportunidades para o licenciado de ige ser um empreendedor, apostando nas suas próprias propostas inovadoras que tenham potencial na oferta de serviços..


Regulamentos
 
Links Importantes

Outros Links


 
Prima Esc para fechar